O terreiro Tupã Óca da Cabocla Cristal D’Água nasceu em julho de 2015, com a união dos Padrinhos Eduardo Nogueira, Padrinho Luiz Silva e 5 médiuns, ainda na Vila Formosa.
Uma gira fechada realizada na cachoeira na Cidade de Nazaré Paulista (Cantinho dos Orixás) revelou – por intermédio do Exu Tranca Ruas das Almas (Capangueiro de Ogum do Padrinho Eduardo) a necessidade da abertura do terreiro para a Caridade e o grande potencial de crescimento, indicando a prosperidade que a casa teria em meses de atividade.
Dito e feito! O trabalho de caridade ganhou visibilidade, com a chegada de muitos médiuns em busca do auxílio espiritual na Umbanda.
Foi a partir da primeira BARCA (processo de iniciação do terreiro) que as giras se estabilizaram continuamente, ganhando forma e atraindo também curimbas e ogãs.
No fim de 2016, foi realizada mais uma gira na cachoeira, em Saudação à Orixá Oxum, na qual recebemos novamente as palavras do Exu Tranca Ruas das Almas, que reconheceu o crescimento do terreiro Tupã Óca da Cabocla Cristal D’Água devido a transparência e seriedade nas atividades espirituais. Neste momento, o terreiro já contava com mais de 20 médiuns.
Após anos de trabalho, em 2019, observou-se a necessidade e oportunidade de crescimento da nave e foi aí que o terreiro passou para um espaço maior, visto que sua sede inicial já não comportava todos os membros, pois o terreiro contava com mais de 50 médiuns em atividade.
Iniciou-se, assim, a história do terreiro Tupã Óca da Cabocla Cristal D’Água na casa ao lado da sede original, mas não parou por aí…
O atual endereço, na avenida Aricanduva, foi conquistado em 2020 em um processo de mudança e transferência que perdurou até 2021, no qual houve total dedicação ao cuidado de cada detalhe para que a atividade do terreiro se mantivesse intacta, provendo a orientação e cura necessária à todos, promovendo um centro de espiritualidade Umbandista para todos, sempre com muito axé.
Hoje, após 7 anos de casa, já são quase 80 médiuns atuando na Umbanda, na prática da Caridade em nome do axé e do equilíbrio espiritual de acordo com os preceitos de seriedade e respeito iniciado em 2015.